MEDO DE MUDANÇAS

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Por que a maioria não corre riscos, mesmo quando está sofrendo? Vamos tentar responder?

“Toda mudança é difícil no começo, confusa no meio e linda no final”. Esta frase de Robin Sharma, em O Clube das 5 da Manhã, descreve bem o processo de mudança. Por que a maioria das pessoas rejeita a mudança? Por que a frase mais ouvida como argumento contrário a mudanças é: nós sempre fizemos assim?

Nas últimas semanas, participei de duas mudanças profundas, que provocaram uma disrupção no setor de porcelana. Como fornecedor B2B e consultor, venho trabalhando nesses projetos há mais de dois anos. Eles avançaram na velocidade de uma corrida de tartarugas da terceira idade, apesar de um “Return on Investment” absurdo, e risco próximo a zero.

Fiz uma avaliação dos dois processos, tentando identificar os entraves, para aprender com os erros. Usei duas ferramentas:

– Atravessando o Abismo, de Jeffrey Moore, que distribui as pessoas em um gráfico de Gauss (distribuição normal), em relação à aceitação de novas tecnologias.

– Palestra de Simon Sinek sobre como criar a mudança, usando o modelo de Moore.

As recomendações do Sinek caíram como uma luva para os dois processos de mudança. O que eu deveria ter feito:

  1. Identificar inovadores e visionários: caso a ideia seja do fundador, basta identificar os visionários, que Moore chama de adaptadores iniciais, para eles comprarem e divulgarem a ideia. Um dos problemas que enfrentei foi que os donos da decisão tiveram medo de aplicá-la.
  2. Empodere e dê visibilidade: dê um palco para os que acreditaram. Lembre-se que a galinha canta após cada ovo que coloca.
  3. Foque a comunicação: não tente convencer todos, foque nos que estão abertos à ideia.
  4. Prepare-se para o abismo: a turma do “não balance o barco”, “sempre fizemos assim” vai sabotar o projeto. Eles veem ameaças e não oportunidades.

Uma frase do Sinek resume a estratégia: “você não precisa que todos comprem sua ideia. Precisa dos primeiros 15 a 18% que acreditam atravessar o abismo”.

Você tem alguma história de sucesso ou insucesso em promover uma mudança?

Fontes: “How to Create Change” – Simon Sinek; “Crossing the Chasm” – Jeffrey Moore.

#ismarbecker #motivacao #carreira #oportunidades #empreendedorismo

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest