SOFRIMENTO DO PROCRASTINADOR

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Por que fazer algo hoje se posso fazer amanhã? Quer saber por que muitos têm este comportamento no trabalho e no dia a dia?

Além da falta de tempo para fazer tudo o que necessitamos e queremos, existem razões comportamentais para barrigar ações. Podemos agrupá-los (ou agrupar-nos?) em seis perfis. Tentei fazer uma autoavaliação, para me enquadrar neles.

  1. MEDROSO: não começa o trabalho porque tem medo de não terminar, ou pior, de não conseguir entregar um bom trabalho. Isto causa uma grande ansiedade, mas pelo medo de falhar. Pior seria fazer o trabalho abaixo das expectativas. Por isso, é melhor não começar, assim estou garantido. Definitivamente, não é meu caso.
  2. PERFECCIONISTA: velho conhecido nosso aqui nos meus posts. O medo neste caso não é não completar a tarefa, é não a completar perfeitamente. Embora não seja meu perfil, estou lutando contra ele para avançar no meu livro. E olha que tenho um trauma com perfeccionistas.
  3. FAZ TUDO: é o tipo coração de mãe, sempre cabe mais uma tarefa. Como os outros sabem, sempre estão empurrando coisas para você fazer. No final, você não tem tempo e acaba fazendo o urgente, não tendo tempo para o importante. É um dos meus pontos fracos. Consigo mitigar os efeitos usando a Matriz de Eisenhower, focando nas tarefas importantes e urgentes.
  4. GESTOR DE CRISES: acredita que, deixando tudo para a última hora, vai aparecer a inspiração e vontade. Funciona às vezes, mas os riscos são altos. Passo longe desse perfil, com exceção de alguns posts que tenho que escrever na última hora. Como este post que escrevi ontem no final da tarde, em um voo de Curitiba para Brasília.
  5. SONHADOR: como ele se julga iluminado pelos brilhantes ideais que gera com suas inspirações, pensa que alguém tem que fazer a parte da transpiração. Não sofro deste mal.
  6. DESAFIADOR: seu chefe te dá uma tarefa que você julga sem importância. Perderá seu tempo precioso que poderia ser mais bem aproveitado em outros projetos. No final, como chefe é chefe, acaba tendo que fazer na última hora, causando raiva e frustração. Foi por isto que saí da segurança da empresa familiar, para decidir o que quero fazer. Só esqueci de combinar com a burocracia, com os clientes e fornecedores.

Antes de terminar, vou confessar que estava procrastinando escrever este post, por falta de inspiração. Foi aí que entrou a serendipidade (Eureca!) Procurar uma coisa e encontrar outra, quando vi uma meia dúzia de deputados federais entrando no voo para Brasília. Como eles só não são afetados pelo perfil #3 – Faz Tudo, escrevi rapidamente o post.

Você se enquadra em algum destes perfis de procrastinador?

#ismarbecker #desafios #empreendedorismo #burocracia #procrastinacao

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest