ENCONTRANDO O INIMIGO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

“Posso não concordar com nenhuma palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la”. Quer conhecer um exemplo concreto da prática desta frase atribuída a Voltaire?

Nos três anos que escrevo diariamente aqui no LinkedIn, deixei claro que sou um Liberal Social, segundo o Diagrama de Nolan, que coloca em um gráfico a Liberdade Econômica e a Liberdade Individual. Isto me afasta dos que acreditam que o Estado é a solução para tudo, mesmo que o preço seja abrir mão da liberdade, e também dos que propõem o fim do Estado.

Como estamos em um país polarizado (nós x eles), já fui acusado, no mesmo post, de fascista e comunista. As críticas ficam ainda piores, quando digo que estes dois extremos são irmãos siameses, unidos pelo umbigo da renúncia da individualidade em nome da nação, do coletivo e da liberdade.

Felizmente, ainda existe uma chama de luz de sabedoria em quase todos os quadrantes do Diagrama de Nolan. O melhor exemplo que vivenciei nestes três anos foi o encontro que tive em Santos, no dia 27 de março, com o Fernando Blanco e o Daniel Branco.

As fotos no Museu do Café, antiga Bolsa de Café, no porto de Santos, são quase um mapa ideológico, seguindo a lógica do Diagrama de Nolan: o Fernando no Centro, o Daniel na esquerda e eu na direita.

Como tudo que é sólido se desmancha no ar, conforme já disse um velhinho barbudo alemão, lá por 1860, ao longo da conversa, as posições se embaralham, especialmente após brindar o encontro com uma boa dose de cachaça Salinas, no Bar do Carioca.

Você concorda que a solução para o Brasil passa por um desarmamento de espíritos e muito diálogo?

#ismarbecker #motivacao #oportunidades #diálogo #Liberalismo #diálogo

 

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest