Minha vida e carreira profissional é uma combinação de planejamento e oportunidades, talvez por ter ouvido meu pai repetir muito que: “O maior risco é não correr riscos!”.
Minha vida e carreira profissional é uma combinação de planejamento e oportunidades, talvez por ter ouvido meu pai repetir muito que: “O maior risco é não correr riscos!”.
Nunca tive medo de começar e arriscar, por isso no início dos anos 80 fiz um estágio em uma fábrica de porcelana na Alemanha. Além de ter a oportunidade de aperfeiçoar meu alemão, adquiri um conhecimento que fez minha vida não ser mais a mesma.
Minha trajetória profissional começou por influência familiar. Meu pai era o presidente e maior acionista da Oxford Porcelanas. Comecei atuando na área industrial, mas em pouco tempo fui convidado para assumir as exportações. Na época o Brasil vivia uma crise e os países limítrofes derrubaram o nosso faturamento pela metade. Porém, isso não me impediu de utilizar todo meu conhecimento para atingir resultados positivos: vendemos todo o estoque em alguns meses e passamos a exportar para 92 países.
Em 1990, compramos uma empresa na Irlanda e em razão da desistência do executivo responsável pelas operações, fui convidado a assumir a função e me mudar para o país. Administrar um negócio na Europa, com economia aberta e uma inflação de 2% ao ano, não foi fácil. Em 1992, fiz o Programa de Gestão Avançada (PGA) no Insead para me auxiliar nos negócios, o qual me permitiu verificar que o que eu tinha vivido na Irlanda na prática era o que estava na teoria, e que viria para o Brasil. Além de fazer um excelente networking.
Em 1996 sai da Oxford e abri a minha própria empresa, a Shiva Export&Import, para fazer o agenciamento de exportação e importação. Apesar de ser um negócio pequeno, já começou com dois grandes clientes, um deles a própria Oxford. A escolha do nome não foi por acaso, foi inspirada no deus da Destruição do Hinduísmo, que prega: “Destruir tudo ao final do dia para começar melhor o dia seguinte”. Esse foi o ponto de largada para uma nova etapa da minha vida profissional.
No final de 2012 atualizei meu SWOT pessoal e decidi que necessitava de uma reciclagem teórica. Cursei o Onwer/President Management(OPM) na Harvard Busines School. Mais uma vez virei a mesa na minha carreira, saindo de negócios que não me atraiam, para focar onde poderia potencializar minhas forças.
Um dos resultados do OPM foi a aquisição, em 45 dias, da massa falida da Leipold na Alemanha. Em 2019 finalizamos a terceirização da impressão com parceiros na Alemanha, Itália e Inglaterra.
A experiência e conhecimento que adquiri, e continuo a ganhar diariamente, busco repassar às pessoas e empresas por meio de uma visão cosmopolita e holística em novos desafios.
Um pouco da minha trajetória profissional:
Administrando negócios na Europa com aquisição de empresa na Irlanda.
Fundação da Shiva Export & Import para agenciamento de exportação e imoprtação.
Cursei o Onwer/President Management(OPM) na Harvard Busines School.
Atuando como Conselheiro, Mentor, Administração, Harvard, Insead, Indústria, Gestão, C-Level, Diretor Geral, Palestrante, Cerâmica, Vidro, Mercado Internacional e Gestão Estratégica.