MORREU A DIVERSIDADE. VIVA A MERITOCRACIA

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Boas ideias podem ser transformadas em bombas de destruição de valor. É o caso do DEI (Diversidade – Equidade – Inclusão), que está sendo substituído pelo MEI (Mérito – Experiência – Inteligência). Quer saber como anda esta mudança?

Três perguntas para selecionarmos os leitores:

– Você precisa de uma cirurgia de alto risco, tem duas alternativas de cirurgião. Na primeira, o médico foi selecionado pelo critério da DIVERSIDADE. A alternativa é ser operado por um dos melhores cirurgiões do país. Qual seria sua opção?

– Você tem medo de voar. Precisa ir urgentemente de Porto Alegre para Manaus. Caso de vida ou morte. A companhia aérea mais barata seleciona os pilotos pela cor da pele, pelo sexo e pela classe social. A outra, mais cara, porque paga mais para os pilotos, só contrata quem passou com mérito nos treinamentos. Com qual companhia você voaria?

– Você é presidente de uma república progressista, onde todos são iguais. Cai de um banquinho no banheiro, precisa de uma cirurgia de emergência. Pode ir ao hospital do SUS ou pegar o avião presidencial para ser operado no Sírio Libanês. Esta resposta você já sabe.

DESTRUIÇÃO DE MARCA

A cerveja mais vendida nos EUA era a Bud Light. Não sou cervejeiro, mas tomaria qualquer outra antes da Bud Light. A venda estava caindo basicamente por envelhecimento dos consumidores e do produto. Foi aí que uma diretora de marketing, favorável a causa “trans”, uma das letras do LGBTQIAP+, resolveu lançar uma edição comemorativa ao primeiro aniversário de uma “redesignação de sexo de um homem biológico em uma mulher”. Nos dias seguintes, a venda caiu 30%. Hoje a marca de cerveja mais vendida nos EUA é mexicana.

DO “DEI” PARA O “MEI”

Não tem como ser contra os princípios da diversidade, equidade e inclusão, mas eles não podem determinar as decisões das empresas. Sem mérito, experiência e inteligência, as decisões serão ideológicas. O melhor (ou pior) exemplo é o da Bud Light.

O QUE É UM NEGÓCIO?

Uma regra básica de um negócio, seja um carrinho de pipoca até a Petrobrás, é simples: “The business of business is business” – O negócio do negócio é o negócio. Traduzindo a frase de Milton Friedman: sem lucro um negócio acaba.

Até quando vamos privilegiar a mediocridade?

Fonte: “Last Call for Bud Light: The Fall and Future of America’s Favorite Beer” – Anson Frericks”.

#ismarbecker #empreendedorismo #gestao #carreiras #negocio

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest