SOCORRO! ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Você já aceitou um desafio acima da sua competência? Onde será comparado com experts nos temas sobre os quais deverá falar, sem pauta definida, para milhares de pessoas?

Este é o desafio que vou enfrentar no final do dia. Caso desista, minha reputação vai para o espaço. Se comparecer, poderei dar um vexame. Resumindo: se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Para os que puderem me ajudar, vamos aos fatos.

Há 40 anos sou vendedor no Brasil e em mais de 50 países. Além de conhecer o produto, o vendedor tem que adequar o discurso ao cliente. Isto é complicado quando você tem que vender no interior de Pernambuco e na Oscar Freire. Ou quando você tem que demonstrar a utilidade do produto para um cliente na zona pobre de La Paz, na Bolívia, e na Champs-Élysées.

Fui jogado para fora da zona de conforto, quando meu pai me colocou em um avião para fazer um estágio em uma fábrica de porcelana, na Alemanha. Hoje parece simples, mas não era em 1980.

A dose de reforço foi quando meu pai mandou (sim, esse era o verbo usado na época) pegar uma pasta e sair vendendo os pratos e xícaras da Oxford Porcelanas pelo mundo afora. A partir daí as montanhas foram ficando mais baixas.

Doeu as primeiras vezes que tive que falar em público. Deu tremedeira, suei frio, gaguejei. Como a ocasião faz o ladrão, fui aprendendo. Fiz palestras em universidades, até em uma na Alemanha; discursos quando fui presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS); entrevistas em rádios e TV, campanha política para meu pai, e quando fui candidato a prefeito; entrevistas no programa de rádio que dividia com um brilhante radialista.

Depois de tudo isto, por que o medo agora?

Fui convidado para participar de um bate-papo em um fórum onde “economia, investimentos, ações e política se encontram em conversas objetivas e repletas de conhecimento. Os convidados são os maiores gestores, economistas e especialistas do mercado para decifrar os acontecimentos do Brasil e do mundo e mostrar como eles impactam suas decisões de investimentos”.  Este é o propósito do Market Makers, que tem como um dos sócios o Thiago Salomão, que será um dos entrevistadores.

Algumas das feras que já passaram por lá: Ruy Alves, Fernando Ulrich, Luís Stuhlberger, Daniel Leichsenring, Marcos Troyjo, Samuel Pessoa, Marcos Mendes, Marcos Lisboa, Gustavo Franco.

Para ver se me encaixo no podcast, busquei os 6 Princípios Fundamentais do Market Makers. Encontrei dois:

– Curiosidade intelectual: aprendizado próprio e compartilhamento de conhecimento.

– Diversão: conversas profundas, sem abrir mão de algo divertido. Levar a sério, mas não muito a sério.

Aqueles que querem correr o risco comigo podem acompanhar hoje (terça-feira, 04/02) às 18h no link https://www.youtube.com/live/M_noY6Sjxe0.

Alguém pode me ajudar neste desafio? O que você faria no meu lugar? Será que me meti em uma fria?

#ismarbecker #desafios #oportunidades #carreira #Lifelonglearning

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest