QUEM CENSURA A CENSURA?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Mark Zuckerberg, da Meta, anunciou o fim das checagens terceirizadas de conteúdos nas suas mídias sociais. Isto é uma ameaça à democracia?

Todas as ditaduras, explícitas ou não, adotaram a censura como ferramenta básica de controle do povo. Graças a isto, os versos de Lusíadas de Camões, ficaram populares no Brasil da Ditadura Militar. Na guerra cultural dos órfãos da União Soviética, ainda cobertos de pó pela queda do muro de Berlim, ela é fundamental.

A decisão da Meta causou arrepios no progressismo instalado no executivo e, em parte do judiciário brasileiro, que sonham com um modelo chinês de controle da liberdade de expressão. Afinal, eles sabem que só manterão seu poder manipulando as mentes da população.

Fui banido do LinkedIn por seis semanas, no ano passado. Não podia postar meus conteúdos, acessar conteúdos de terceiros, receber ou enviar mensagens.

Imediatamente, iniciei um processo para saber qual crime havia cometido, em que fórum fui julgado, quem era o juiz. Fiz incontáveis contatos com a mesma resposta: veja as políticas para comunidades profissionais do LinkedIn.

Nas diretrizes da plataforma, fui alertado de que poderia ser algum conteúdo enganoso, fraudulento, obsceno, ameaçador, odioso, difamatório, discriminatório ou ilegal. Como não infringi nenhuma destas diretrizes, continuei a questionar, até conseguir um contato virtual com um profissional na Irlanda, com o qual mantive diversos contatos.

Nesta semana, recebi a seguinte mensagem, em tradução livre do inglês:

“Como discutimos por telefone no último contato, localizei o conteúdo que você relatou, que foi enviado à nossa equipe de confiabilidade e segurança. Constatamos que um dos comentários que você reportou não foi removido como deveria, pedimos desculpas. Reconhecemos que erramos às vezes, por isso, sempre avaliamos uma segunda vez”.

Este comentário que tinha sido removido, foi de um doutrinador de uma renomada universidade brasileira, que promoveu uma avalanche de denúncias com seus colegas doutrinadores, defensores dos sagrados mandamentos WOKE, que denuncio com frequência.

A Constituição Federal Brasileira estabelece:

Artigo 5º, inciso IV, que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

Art. 19: Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras.

Resumindo: cada um pode falar, escrever ou compartilhar sua opinião, desde que assuma a responsabilidade, no caso de um delito. Controle de checagens por algoritmos, pelo judiciário ou um órgão de controle social, velho sonho dos progressistas brasileiros, é CENSURA.

Estamos em um país livre ou nossas opiniões são controladas?

Fonte: “Liberdade de Expressão – A real ameaça ao futuro do Brasil” – André Marsiglia no Market Makers.

#ismarbecker #Liberdade #Censura #Democracia #Woke

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest