Líderes indicam o caminho, olham para o amanhã. Gestores cuidam do dia a dia. Quer ver como isso acabou?
Um líder que só tem grandes visões, mas não entrega resultados é odiado. Um líder que só se ocupa com a burocracia, sem sinalizar um rumo estratégico, é odiado. Estratégia sem ação não gera resultado, assim como ação sem estratégia.
PORQUE x COMO
No modelo tradicional, a estratégia (porque) vinha dos líderes, que se preocupavam com o futuro, que eram os inspiradores, buscando a inovação e a adaptação das empresas às mudanças.
Já os gestores deveriam implementar as estratégias, cuidar do dia a dia, organizar a equipe, garantir a estabilidade.
CONVERGÊNCIAS PAPÉIS
Embora continue a existir uma diferença de foco das duas funções, líderes têm que botar a mão na massa, quando existe um obstáculo, para dar o exemplo de que a visão não é só um sonho. Isto é fundamental em um momento de crise, quando é necessário ter o “skin in the game”, colocar a mão na massa.
ASSUMIR RESPONSABILIDADE
Visões nem sempre se convertem em bons resultados. Quando isto acontecer, o líder deve assumir a responsabilidade. Além de reforçar sua imagem e demostrar credibilidade, mostra que aprende com os erros. O que é fundamental.
EQUILÍBRIO
O foco do líder continuará no futuro, na busca de oportunidades. Cada vez mais, ele tem que estar próximo da operação, principalmente nas crises e dificuldades.
Como você exerce seu papel de líder? Como seu líder exerce o papel dele?
Fonte: Big Think – Why having a Vision isn’t enough to be an Effective Leader – Suzy Welch.
#ismarbecker #carreira #motivacao #Liderança #oportunidades #Empreendedorismo



