No mundo pós-globalizado vai ocorrer uma mudança como nos campeonatos de futebol. Vamos ver quem subirá para a primeira divisão e quem será rebaixado?
Um dos melhores observadores da geopolítica mundial é o Marcos Troyjo. Quem quiser conhecer as 7 tendências que vão transformar o mundo, assista ao Market Makers #166, onde ele é entrevistado pelo Thiago Salomão. Um breve resumo, com adaptações:
- TRUMPULÊNCIA: Trump no comando dos EUA vai chacoalhar o planeta. Gostando dele ou não, vai desregulamentar, desburocratizar, tornar o país mais eficiente. Um Milei em esteroides. O prometido aumento dos impostos de importação, especialmente da China, vai mudar o mapa. Quem apostam que a China vai ser a maior economia do planeta, vejam o PIB previsto em dólares, que os americanos imprimem: EUA 29 trilhões e China 18 trilhões.
- GUERRA COMERCIAL: como o ditador chinês conhece os números acima, vai calibrar sua reação, impondo tarifas nos setores com maior lobby. O candidato natural é o agro americano, segundo maior fornecedor, depois do Brasil. Isto será bom para o agro brasileiro, mas pode ser um problema, se ambos os bicudos se entenderem.
- MUNDO HIGHLANDER: as criptomoedas, a IA, data center, computação quântica, robótica são high-tech. Se puxarmos o fio da tomada, alimentado pela energia elétrica Low Tech, viramos no Tec. Como até os xiitas climáticos já sabem, não tem como depender só de energias renováveis. O Brasil é uma das poucas moças a dançar neste baile.
- NOVA ECONOMIA: o Brasil depende de investimento estrangeiro para acelerar o crescimento. Com menos dinheiro indo para Europa e China envelhecendo, somos uma boa alternativa. A pergunta é se queremos dar uma carona para o escorpião amarelo atravessar o rio.
- CONEXÃO TALENTO E IA: os fatores de produção do novo capitalismo (Terra, Capital e Trabalho) dependem de um quarto fator TALENTO. Será que Max estava certo? O capitalismo vai ser substituído pelo Talentismo? Os humanos não serão substituídos pela IA, mas por humanos com IA.
- METAMORFOSE ESG: com o fim do ESG ideológico-certificador, o cachorro balança o rabo, não o contrário como estava acontecendo. No Talentismo, o G (governança) vai depender cada vez mais do S (Social). Não o S do DEI (diversidade, equidade, inclusão), mas com um I (inclusão) dos jovens nas novas tecnologias.
- RECONFIGURAÇÃO POTÊNCIAS: Troyjo criou duas categorias de países, para onde irão os do G7 e os E7 – China, Índia, Brasil, Indonésia, Rússia, México, Arabia Saudita. Um grupo é o U (up) 7, onde estarão EUA, China Índia e Arábia Saudita. O outro é o D (down) 7, com Japão, Rússia, França e Alemanha, com grande chance. Os restantes, incluindo o Brasil, podem subir para a primeira divisão ou serem rebaixados.
Qual sua aposta? Vamos subir ou cair?
Fonte: Market Makers – As 7 Tendências que vão transformar o Mundo em 2025 – Marcos Troyjo.
#ismarbecker #economia #tecnologia #IA oportunidades



