MUVUCA BRASILEIRA EM 2025

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O Brasil não é para amadores. Até o conceito de VUCA, para entender o mundo em rápida mudança, não funciona aqui. Quer me acompanhar no raciocínio?

Fechamos o ano com um crescimento bem acima do projetado, o desemprego mais baixo da história, saldo da balança comercial de 75 bilhões de dólares, reservas cambiais de mais de 360 bilhões. Somos uma das poucas moças a dançar no baile do near e friendly shoring. Com tudo isto, o Real foi a sexta moeda com maior desvalorização em relação ao Dólar. Só perdemos para Sudão do Sul, Etiópia, Nigéria, Egito e Venezuela.

Com a previsão do colapso da distopia comunista na URSS, os americanos desenvolveram um modelo para um mundo com múltiplas e rápidas mudanças. Para relembrar:

  1. Volatilidade: rapidez à imprevisibilidade das mudanças. Ex. fretes marítimos.
  2. Incerteza (uncertainty em inglês): dificuldade para projetar cenários. Ex. preços commodities.
  3. Complexidade: interconexão dos fatores geopolíticos. Ex. guerrilheiros Huthis tentando fechar o Canal de Suez.
  4. Ambiguidade: dificuldade em interpretar eventos. Ex. entrar em alianças estratégicas com empresas ou países.

A pandemia colocou o mundo de pernas para o ar. Quando estávamos nos recuperando, a Rússia invadiu a Ucrânia. Em seguida, os terroristas do Hamas cutucaram a onça com a vara curta. Israel mudou o balanço de poder na região. Na onda, o ditador sanguinário, condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul no Brasil pelo presidente, teve que fugir para a Rússia.

Para entender tudo isso, alguns já utilizam o conceito de Bani: Brittle (frágil), ansioso, non linear (Não linear) e incompreensível.

Os cenários VUCA e BANI nos afetam bem menos do que a maioria dos outros países, por que o mercado está em polvorosa, o Dólar derreteu, os juros foram para o espaço, a inflação estourou a meta, antes de a meta ser dobrada, e a popularidade do PR está baixa?

A palavra muvuca vem do Tupi. Significa poeira levantada ou movimento que gera desordem. A desconexão do (des) governo com a realidade econômica e social brasileira é que está levantando a poeira e gerando a desordem. Os fatores do Vuca nos explicam por quê.

– Volatilidade: não entenderam as rápidas e profundas mudanças na população, principalmente jovens que têm novas expectativas, longe do modelo sindical.

– Incerteza: projetam premissas do passado com programas sociais desatualizados, enquanto o empreendedorismo cresce.

– Complexidade: não entendem que muitos eleitores já saíram dos níveis das Necessidades Fisiológicas e de Segurança da Pirâmide de Maslow. Eleitores buscam afeto e pertencimento, além de subsídios.

– Ambiguidade: quem não processou os três fatores acima, não consegue apresentar nada além do “Gasto é Vida”.

Não adiantará nada mudar a comunicação. O problema é não entender a mudança do eleitor.

Você entendeu por que estamos nesta muvuca? Vê alguma saída?

#ismarbecker #economia #política #inflação #juros #desemprego #crise

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest