DEIXE DE SER VÍTIMA

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Todos temos problemas o tempo todo. É impossível resolver todos, mas ajuda muito deixar de ser vítima, culpando os outros. Quer conhecer um caminho simples?

Um amigo me pediu uma sugestão de um livro para ler no final do ano. Não queria um ‘água com açúcar’, mas também não ‘A crítica da razão pura de Kant’. Minha recomendação foi um que me permitiu dar um salto qualitativo na vida: Clube das 5 da manhã, de Robin Sharma.

Para justificar minha sugestão, usei o conceito do salto de VÍTIMA para HERÓI, que aprendi no livro. Ele tem cinco componentes, que tenho como norte:

  1. NÃO PODER ou PODER

O copo está meio cheio ou meio vazio. A quantidade de líquido no copo é a mesma. Por que alguns focam no quanto falta para encher, enquanto outros pensam o que fazer com o que tem no copo? Acredito que muita coisa é possível, desde que eu faça minha parte, não somente espere os outros fazerem. Como empreendedor, vejo oportunidades onde outros veem dificuldades, e corro atrás do que tem que ser feito.

  1. OCUPADO ou FOCADO

O tempo é finito e igual para todos. Não podemos guardar, emprestar ou comprar tempo. Decido como quero usar o tempo que tenho, sabendo que terei distrações que não controlo. Tento focar no que realmente importa, valorizando meu tempo.

  1. VIVER O PASSADO OU CONSTRUIR O FUTURO

Não posso mudar o passado. Posso hoje tentar construir o futuro, mais ou menos como quero. Me arrependo de muitos erros que cometi. Procuro aprender com eles e não repetir. Me arrependo mais de coisas que não fiz, por medo de errar.

  1. JUSTIFICAR OU ENTREGAR RESULTADOS

É fácil encontrar justificativas para não ter feito ou conseguido algo. Encontrar culpados. Procuro dar o máximo de mim para fazer, pelo menos, a parte que minha capacidade permite. Uma lição importante: o feito é melhor do que a busca pelo perfeito!

  1. SER TOMADOR OU DOADOR

A cada dia posso fazer algo que crie valor para mim ou para os outros. Não me refiro puramente ao valor pecuniário. Pequenos gestos/ações podem ser importantíssimos para alguém que precisa, além de fazer um bem enorme para mim. É dando que se recebe.

Parece um manual de autoajuda, mas não é. Pratique todos os dias e verá como vai se distanciando do papel de vítima.

Qual é a sua sugestão de leitura para o final do ano?

Fonte: “Clube das 5 da Manhã – Controle suas Manhãs – Mude sua Vida” – Robin Sharma.

 

#ismarbecker #motivação #oportunidades #carreira #desafios #empreendedorismo

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest