Quanto tempo você dedica ao trabalho que é perdido com a burrocracia?
O tema deste post deveria ser as competências necessárias para o líder nesta época de constantes disrupções. Um livro do Bob Johansen é uma ótima ferramenta para nos guiar. Mudei o tema, contudo, quando no final de semana fiz um balanço do tempo que perdi com ações que não agregam valor.
É quase redundante falar que um gestor deve ter o foco no futuro. Não adianta fazer bem feito o que fiz ontem. Que dúvida pergunte ao Carlos Tavares, o demitido executivo superstar da Stellantis (Peugeot/Jeep/Fiat). Ou para o da Ford que vai perder uma posição no ranking das maiores montadoras para a novata BYD.
Para o Johansen, o líder deve ter cinco competências:
- Adaptabilidade
2. Agilidade de aprendizado
3. Capacidade de comunicação
4. Empatia
5. Curiosidade Intelectual
Qual destas competências é compatível, ou necessária, para burocracias (agora só com um erre) de Normas ISO, ESG, estrutura rígidas, reuniões intermináveis.
Alguns eventos (sic!) dos quais participei nos últimos dias:
– Avaliação dos resultados de 2025. Perdemos mais tempo discutindo discrepâncias em contas insignificantes com o contador, do que tentando identificar tendências.
– Redação de um importante relatório sobre um ramo de indústria. Metade do tempo pesquisando regulamentos.
– Projeção orçamento 2025 – Postergado porque uma conta insignificante tinha que ser checada. Havia um possível erro, em uma conta insignificante na última das duas casas após a vírgula.
– Discussão de uma norma de liberação de metais pesados em pratos, usando a norma de alimentos. A única coisa em comum é que os alimentos são servidos em pratos.
A lista continua, mas paro por aqui. Concluí que perdi (sim, este é o verbo) metade do meu tempo com atividades que não geraram valor para o consumidor, que é o único que gera valor para o negócio.
Como você convive com a burrocracia?
Fonte: The New Leadership Literacies: Thriving in a Future of Extreme Disruption and Distributed Everything – Bob Johansen
#ismarbecker #burocracia #gestão #motivação #oportunidades #empreendedorismo



