TRUMP E MUSK – AMIGOS ATÉ QUANDO?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Elon Musk e Donald Trump parecem obcecados. Para onde está indo o BROMANCE deles?

Seguramente, você sabe que o Elon Musk será um dos homens fortes do governo Trump. Só uma mulher próxima ao nosso presidente não sabe. Mas você sabe o que significa BROMANCE?

Nos países capitalistas, os empresários sempre estão próximos do governo. Até aí não tem nada de errado, porque outras categorias também estão. O problema é quando o interesse destes empresários pode ser conflitante com o interesse do país. Por aqui, nomes como Eike Batista, Odebrecht e irmãos Batista são maus exemplos desde o parasitismo. Mas o que pode acontecer quando o homem mais rico do planeta (Elon Musk) entra no governo da maior economia do planeta (EUA)?

BROMANCE

A palavra é um neologismo em inglês composto pelas palavras “brother” (irmão) e “romance” (romance), e significa uma amizade muito próxima, sem outras conotações. Musk, que já chamou Trump do equivalente a charlatão, será um dos homens fortes do próximo governo, chefiando o DOGE (Department of Government Efficiency), que pretende, nada ambicioso, de cortar 2 trilhões de dólares de um orçamento anual de 7 bilhões de dólares. É uma motosserra de Milei elevada a uma potência “n”.

Para um país que gerou um déficit de 1,2 trilhões até novembro, que equivale a uma 6% do PIB, com uma dívida igual ao PIB, é uma medida mais do que necessária, mas nem por isto fácil de fazer. Talvez por ver estes números, que o Demiurgo de Garanhuns, reclama que não deixam ele gastar.

PRÓS

Musk terá o papel de ‘disruptor mor’ para fazer uma destruição criativa na burocracia, no inferno regulatório e ‘Wokismo’ no governo. Tudo isto em nome de um maior crescimento econômico. Isto seria bom para os EUA e, melhor ainda para o mundo, já que baixaria os juros, promovendo crescimento.

CONTRAS

A revista The Economist calcula que, dos 360 bilhões de dólares da fortuna de Musk, uns 10% vêm de contratos com o governo americano. Outros 15% vêm da China. Como compatibilizar os interesses americanos com os da China que, declaradamente, quer acabar com a hegemonia americana?23

CONFLITO DE EGOS

A sabedoria popular nos ensina que dois bicudos não se beijam, e que só pode ter um galo no galinheiro. Caso Musk consiga atingir, ainda que parcialmente, os objetivos do DOGE, não será nada fácil acomodar o seu ego inflado com o de Trump. Quem viver, verá.

Qual o estrago que Musk pode fazer nos EUA? Será maior do que a Janja aqui?

Fonte: The Economist – “Elon Musk and Donald Trump seem besotted. Where is their bromance headed?”

#ismarbecker #economia #geopolitica #EUA #China #Trump #Musk

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest