MARX TINHA RAZÃO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Quando mudam os fatos, eu mudo de opinião. O que você faz?

Marx e Engels eram fãs do capitalismo. Quando descobri isso, tive que usar a frase de Keynes, e mudar de ideia. Quer saber por quê?

Provavelmente, decepcionarei muitos leitores, mas tenho que manter coerência com a verdade. Nesses quase três anos de LinkedIn, li centenas de citações do guru do coletivismo. Resolvi reler (sim, já tinha lido na minha fase comunista) O MANIFESTO COMUNISTA. Vejam o que encontrei, no capítulo I – Burgueses e Proletários:

ELOGIOS AO CAPITALISMO

  1. A burguesia desempenhou um papel na história eminentemente revolucionário. Marx escreveu isso, para reconhecer que o capitalismo transformou a sociedade feudal.
  2. A burguesia, durante seu domínio de classe de apenas cem anos, criou forças produtivas mais poderosas e mais colossais que todas as gerações passadas juntas. Marx reconheceu o espírito inovador do capitalismo. Esta frase seria perfeita se não fosse pelo “wishful thinking” de que o capitalismo acabaria. Quase 180 anos depois, o capitalismo se reinventou inúmeras vezes, e todas, absolutamente todas, as experiências coletivistas foram um desastre.
  3. A grande indústria criou o mercado mundial, preparado pelo descobrimento da América. O mercado mundial deu um imenso desenvolvimento ao comércio, a navegação, as comunicações por terra. Esse desenvolvimento, por sua vez, reagiu sobre a extensão da indústria, e a medida que a indústria, o comércio, a navegação, as ferrovias se desenvolviam, a burguesia também se desenvolvia, aumentando seus capitais e relegando para o segundo plano todas as classes originárias da Idade Média.
  4. Tudo que é sólido desmancha no ar. Marx utiliza essa frase para expressar como o capitalismo, em sua busca incessante por crescimento e lucro, destrói as antigas estruturas sociais, econômicas e culturais, substituindo-as por novas formas mais dinâmicas, mas também mais instáveis e voláteis.
  5. A burguesia não pode existir sem revolucionar constantemente os instrumentos de produção, portanto, as relações de produção, e com elas, todas as relações sociais.

Tive que voltar para a capa do livro para ver se o autor não era Hayek, Mises, Thatcher, Reagan, Friedman, Schumpeter ou Milei.

UTOPIA x DISTOPIA

“Quando você não tem um sonho, um horizonte utópico que guia as pessoas, você tem um horizonte distópico. E a extrema-direita é distópica”. Essa declaração é do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Estudei história para saber que Hitler e Mussolini, criaram regime distópico.

Será que o ministro faltou na aula onde ensinaram a repressão e violência, a supressão da liberdade e o colapso econômico de TODAS as experiências utópicas, que viraram distópicas na URSS, China, Camboja. Cuba, Coreia do Norte?

Fonte: “O Manifesto Comunista” – Friedrich Engels e Karl Marx

#ismarbecker #motivação #oportunidades #liberalismo #Comunismo #Capitralismo

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest