“Organizações são construídas por confiança. Confiança é construída pela comunicação e entendimento mútuo”. Será que é tão simples assim?
Usei a frase acima para responder uma pergunta de um pequeno empresário sobre os fatores de sucesso de um negócio. O autor é o filósofo de gestão PETER DRUCKER, em um dos seus textos mais brilhantes: “Gerenciar a si”.
A mensagem de Drucker no tópico “Relações no trabalho” é que tão importante quanto conhecer suas forças, estilo de trabalho e valores, é conhecer os das pessoas com as quais se relaciona no negócio. Se isso era fundamental em 2001, quando Drucker escreveu esse artigo, hoje, é indispensável, ainda mais com a chegada da geração “Z”.
Lembrei ao empresário, três pontos fundamentais que temos de observar:
- MACRO OU MICRO: perdi grandes oportunidades por não entender que muitas pessoas somente tomam decisões após avaliar todas (o que é impossível) variáveis de um problema ou oportunidade. Com meu perfil de empreendedor avalio algumas variáveis, pulando para a decisão. Tenho dificuldade em trabalhar com detalhistas.
- COMO ENTENDO: outro erro comum é ignorar como as pessoas aprendem/entendem um assunto. Enquanto alguns precisam de um relatório, de preferência com muitos números e gráficos, outros preferem ouvir sua explanação verbal.
- SOLO OU GRUPO: alguns desempenham melhor (ou somente) em trabalho solitário, enquanto outros precisam estar em grupos. Como combinar os dois?
Você já teve um problema por não identificar estas diferenças?
Fonte: “Desafios Gerenciais para o Século XXI” – Peter Drucker.
#ismarbecker #motivação #carreiras #oportunidades #empreendorismo #gestão #Drucker



