Educamos os jovens para serem bons trabalhadores, em vez de pensadores criativos. Tiramos a criatividade dos jovens na educação.
Antes que me acusem novamente, esclareço que essa avaliação é do professor Sir Ken Robinson. Sua palestra no TED Talk, em 2006, já ultrapassou 77 milhões de visualizações.
OLHANDO PARA O PASSADO
O sistema de ensino público não existia antes do século XIX. O modelo que seguimos até hoje foi desenvolvido para treinar trabalhadores para a industrialização. O que importava era a hierarquia (eu mando, você obedece) e o trabalho repetitivo (faça sua parte, não pense).
OLHANDO PARA O PRESENTE
Quando me formei em administração, um diploma em mãos era um passaporte para um bom emprego. Hoje, é apenas um pré-requisito para uma entrevista de emprego. Nos próximos anos, mais pessoas se formarão nas faculdades do que em toda a história.
Para piorar esse cenário, vemos as escolas, em todos os níveis, sendo tomadas por ideologias que reprimem o livre pensamento, o debate e a criatividade. Empreendedorismo virou um verdadeiro tabu. Aprendi isso quando ofereci palestras de empreendedorismo pro bono na rede municipal da minha cidade.
OLHANDO PARA O FUTURO
A educação deveria preparar os alunos para o futuro. As crianças que ingressam no ensino básico hoje têm cerca de 20 anos de estudos pela frente. Necessidades de décadas passadas já são obsoletas hoje, e o que dizer daqui a 20 anos?
As crianças de hoje ainda aprendem a “SABER”, a memorizar processos. Com a automação, informatização e Inteligência Artificial, elas precisam aprender a SER e a FAZER.
Criatividade, resiliência, antifragilidade (aprender com os erros) e inteligência emocional são tão importantes quanto decorar procedimentos. Precisamos preparar os alunos de maneira integral, com uma visão holística.
Você conhecia as ideias de Sir Ken Robinson?
Fonte: TED Talk – “Do Schools Kill Creativity?” – Sir Ken Robinson; Princeton Keller Center – “Temp Keller ’98 shares nine (not so easy) questions on how to change the world”.
#ismarbecker #educacao #motivacao #oportunidades #empreendedorismo #liberdade



