HARAQUIRI ALEMÃO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Duas eleições na Alemanha podem ter sido o começo do fim do modelo democrático implantado após o fim da Segunda Guerra. Quer saber por que e quais as consequências?

O QUE ACONTECEU?

Nas eleições nos Länder (estados) de Turíngia e Saxônia, na antiga Alemanha Oriental, o AfD (Alternativ für Deutschland), partido de extrema-direita (alguns qualificam de neonazista), obteve mais de 30% dos votos. Isso tornou impossível formar uma coligação de centro. A única alternativa é coligar com a extrema-esquerda BSW, que, entre outras coisas, apoia Putin. Em uma semana, a eleição em Brandemburgo pode piorar a situação ainda mais.

POR QUE ACONTECEU?

Mar calmo não faz bons marinheiros. Depois de ressurgir das cinzas da Segunda Guerra, a Alemanha transformou-se em uma potência econômica. Reformas liberais, educação, empreendedorismo e ética do trabalho foram os fundamentos deste milagre. Aí veio a zona de conforto. Nos cinco anos em que administrei uma empresa por lá, vivi uma involução em todos estes fundamentos. Dezesseis anos de anestesia política e gestão do Cavalo de Troia chamado Merkel pararam de vez o bonde do desenvolvimento. Em uma das três decisões que tomou em 16 anos no poder, acolheu mais de 2 milhões de autointitulados refugiados sírios. Em um país xenófobo, isso foi o adubo para o crescimento do radicalismo. Como não há nada tão ruim que não possa piorar, as últimas eleições nacionais geraram uma geringonça política chamada sinaleiro/semáforo: vermelho do SPD (social-democrata), amarelo (liberal) e verde (ecológico, mas com tons fortes de vermelho).

O QUE PODE ACONTECER?

Após a eleição em Brandemburgo, as abóboras terão que se ajeitar na carroça. Esta carroça deve ser um carro elétrico BYD, celebrado pelos verdes, que está acabando com a indústria automobilística, um dos pilares da economia alemã. É difícil projetar um cenário positivo para as eleições gerais de 2025. O mais provável é uma balcanização (vide antiga Iugoslávia) do parlamento, sem nenhuma possibilidade de uma coligação estável. Isto é um caldo de cultura ideal para populistas dos dois lados.

Você sabia que a terceira potência econômica mundial está nessa situação? Fonte: WELT TALK SPEZIAL: Welche Folgen haben die Landtagswahlen in Sachsen und Thüringen für Deutschland?

#ismarbecker #Alemanha #carreira #motivação #geopolitica #economia

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest