ENDURECER SEM PERDER A TERNURA

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O mundo mudou e, com ele, o estilo de gestão nos negócios. Quer me acompanhar em uma avaliação se meu estilo está adequado ao mundo atual.

A professora Jennifer Jordan, do IMC, fez uma comparação entre ‘OS 7 ESTILOS do LÍDER TRADICIONAL e do EMERGENTE’. Como passei mais da metade da minha vida profissional no modelo tradicional, usei as lições dela para uma autoavaliação.

1. COMPARTILHA x CONCENTRAR PODER: comecei a carreira com um líder carismático que aparentemente compartilhava poder, mas que, na verdade, exercia um poder absoluto. Pelos quase 20 anos que trabalhei com ele, além de ser meu pai, herdei muito do estilo de CONCENTRADOR. Com o tempo, fui desenvolvendo um estilo “management by exception”, interferindo só em caso de problemas.

2. VISIONÁRIO x TÁTICO: sempre fui visionário. Ao longo do tempo, aprendi, a duras penas, ser tático em algumas situações.

3. ADAPTADOR x CONSTANTE: como um alpinista, não posso ver montanha sem querer subir. Fui aprendendo que cada montanha exige uma estratégia e uma preparação, com alguns pontos em comum. A inteligência cristalizada me ajuda muito a não repetir erros.

4. ACELERADOR x PERFECCIONISTA: talvez para compensar meu pai, que era guarda-livros (contador da época) e da minha sócia, que é virginiana, tenho tolerância zero para perfeccionismo. Estou aprendendo a ouvir alguns perfeccionistas, mas desde que sejam rápidos.

5. ANALÍTICO x INTUITIVO: sempre fui mais intuitivo. A tecnologia informática, o Google e Inteligência Artificial, me convenceu que vale a pena investir mais tempo na análise.

6. PROSPECTOR X MINERADOR: como passei mais da metade da minha vida profissional viajando (por isso continuo casado com a primeira!) sou um prospector nato. Hoje até aprecio um exercício de minerar informações importantes para a prospecção.

7. OUVINTE x FALANTE: como vendedor, visionário, adaptador, acelerador e intuitivo, sempre falei mais do que escutei. Como conselheiro, aprendi a importância de ouvir.

Como está o seu balanço entre a liderança TRADICIONAL e a EMERGENTE?

Fonte: Harvard Business Review – “7 Key Tensions every Leader must Balance”, Jennifer Jordan.

hashtagismarbecker hashtagmotivacao hashtagempreendedorismo hashtagcarreira hashtagoportunidades hashtaglideranca

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest