Uns 49% de eleitores podem afundar o país em 2026. Quer conhecer as provas, ainda não censuradas?
ESTATAIS
Estatais: 8,9 bilhões de reais de prejuízo nos últimos 12 meses – Fonte: Banco Central.
9,2 bilhões de prejuízo projetado para 2025 – Fonte: Ministério da Fazenda.
Meta do Arcabouço Fiscal está comprometida com estes prejuízos – Fonte: Instituto Fiscal Independente do Senado.
Correios tiveram um prejuízo de 6 bilhões de reais até setembro. Pode chegar a 10 bilhões no ano. Teve um empréstimo de 20 bilhões vetado pelo Tesouro Nacional, que era o avalista. Motivo: juros de 136% da Selic, pagos a bancos estatais e de amigos do partido.
DÍVIDA PÚBLICA
Era de 73,5% no final de 2022, após a pandemia. Chegou a 78,1% em outubro. Se usar o cálculo do FMI, já passou de 90%.
MATEMÁTICA CRIATIVA
O (des) governo da Nova Matriz Econômica, que provocou a segunda maior crise de um país sem guerra, foi afastado pela Contabilidade Criativa (pedaladas fiscais). Com regras mais duras e um Banco Central independente, ficou mais difícil enganar o Tribunal de Contas.
Novas burlas fiscais foram inventadas com gastos fora do orçamento. Como não é suficiente, o Ministério da Fazenda propôs mudar a conta do cálculo do PIB. Além dos tradicionais fatores de capital físico e trabalho. Que incluir na conta a capacidade de geração de energia e a área de terra arável/agricultura, que nenhum país faz.
Com isto, consegue-se baixar o déficit estrutural, mudando o denominador da conta para a economia parecer crescer menos, abaixo do possível, para poder fazer um ajuste fiscal menor para não estourar o arcabouço fiscal. O déficit estrutural estimado para 2024 era de 2,50%, baixaria para 1,25%.
SERVOS – PARASITAS – CORRUPTOS
Uns 95 milhões dependem de transferências do Estado, que deveriam ser chamadas de Bolsa Voto. Uns milhões ganham obscenas aposentadorias e supersalários. Centenas de parlamentares desviam verbas. Outras centenas trapaceiam o sistema financeiro (vide Banco Master).
A eleição de 2026 poderá ser ganha pelos votos comprados dos servos do Estado, dos parasitas que mamam nas tetas do Estado e dos corruPTos que roubam do Estado. Na última eleição, eles representaram uns 48 a 49% dos 50,9% do eleito.
Até quando vamos aceitar esta situação?
Fontes: “Governo revisa déficit para R$ 34,3 bi” VanDyck Silveira – BM&C; “Mudança no PIB potencial e no fiscal” – BM&C News; “Economista faz alerta sobre futuro da economia no Brasil” – Poder dos Dividendos.
#ismarbecker #economia #juros #inflação #DeficitFiscal #eleições



