Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

ADMINISTRAÇÃO EM DUAS FERRAMENTAS

Se você tivesse que escolher somente três ferramentas para gerir um negócio, quais seriam?

Esta foi a pergunta que recebi na semana passada, aqui no LinkedIn. Quem escreve regularmente tem que estar preparado para responder a perguntas difíceis. Neste caso, ela não foi tão difícil, foi só lembrar de alguns erros que cometi.

FERRAMENTAS TÁTICAS – dia a dia

  1. Princípio de Pareto

Você quer trabalhar muito ou gerar muito resultado? O economista italiano Vilfredo Pareto usou o conceito para explicar a concentração de renda na Itália. Depois, ele foi aplicado para quase tudo o que acontece em um negócio. 20% dos clientes geram 80% do faturamento, 20% dos líderes resolvem 80% dos problemas, 20% das despesas são cruciais para o negócio e assim por diante.

Lição: Quais são os 20% nos quais devo focar meu tempo?

  1. Princípio de Eisenhower

Você nunca vai conseguir fazer tudo o que queria, nem o que precisa. Como decidir o que deixar de fazer?

O comandante das forças aliadas na Segunda Guerra e presidente dos EUA, Dwight Eisenhower, colocou o Princípio de Pareto em uma matriz que considera o nível de Urgência ou da Importância.

O que é urgente e importante tem que ser feito agora. O que não é urgente e importante, simplesmente esqueça. O importante, mas não urgente, é fazer mais tarde. O urgente é pouco importante, delegue. Combinar Pareto com Eisenhower leva você para outro nível.

Lição: não olhe para trás para se preocupar com o que deixou de fazer, que não era importante e urgente. Dói só uma vez.

FERRAMENTA ESTRATÉGICA – Perenidade

  1. Cultura

Ninguém pode pensar em gestão sem lembrar de alguma lição de Peter Drucker. A maior lição dele está em uma frase curta: “A Cultura come a estratégia no café da manhã”.

As empresas são as pessoas. Com a geração Z, esta máxima foi potencializada. Você não faz nada sem convencer as pessoas-chave, que têm muitas vezes uma cultura que trava mudanças necessárias.

Lição: Se não conseguir convencer as pessoas-chave da necessidade de uma mudança, tire-as ou caia fora. Foi o que fiz na empresa que comprei na Alemanha.

Você acrescentaria alguma ferramenta essencial?

Fonte: “Grandes Teorias de Gestão” – James McGrath – Bob Mates.

#ismarbecker #motivação #carreira #oportunidades #gestão #administração

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest