Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

LIDERANÇA ESTRATÉGICA – INATA OU APRENDIDA?

Estrategistas nascem com esta habilidade ou podem aprendê-la? Qual o peso que você dá para o talento e o aprendizado no líder estratégico?

Algumas pessoas enxergam além do dia a dia. Os grandes mestres de xadrez são um exemplo. Empresários, políticos, militares, que se destacam, são outros. Como quase tudo na vida, não é só o talento (dom) que faz a diferença. A experiência, a convivência com outros líderes, as aprendizagens contribuem muito.

Michael Watkins, em “The Six Disciplines of Strategic Thinking”, relaciona seis habilidades necessárias para um líder estratégico. Todas são importantes, mas destaco duas que não tive competência para seguir e que me fizeram perder grandes oportunidades.

  1. RECONHECIMENTO DE PADRÕES: uma mudança é um fato isolado ou parte de um novo cenário?  Dois grandes exemplos: guerra da Ucrânia, eleição de Trump. Outros menos óbvios: geração Z, maniqueísmo (nós x eles) político/social.
  2. ANÁLISE DE SISTEMAS: ver o todo, não só as partes isoladas. Como disse Nassim Taleb, o bater de uma borboleta no Japão pode causar um maremoto nos EUA.
  3. AGILIDADE MENTAL: ajustar as velas conforme o vento. O que era válido ontem, pode não ser hoje, muito menos, amanhã.
  4. RESOLUÇÃO ESTRUTURADA DE PROBLEMAS: a melhor forma de comer uma melancia é em pedaços. Dividir um projeto, uma tarefa, em partes simples, e administráveis, é fundamental. Lembremos do método SMART de planejamento.

Agora vem ambas as habilidades que me faltaram, em pelo menos dois projetos com um alto ROI (Return on Investment).

  1. VISÃO DE FUTURO: criar um storytelling que seja inspirador, motivador, mas realista, para que as pessoas-chave da equipe sejam motivadas pelo desafio, mas não intimidadas por objetivos inatingíveis.  O que é óbvio para um empreendedor pode parecer utopia para um gestor.
  2. HABILIDADE POLÍTICA: sim, sim, sim, como diz o Thiago Salomão, tem política, e muito, nas empresas. Definir quem são os potenciais apoiadores de uma ideia, quem são os opositores e quem está em cima do muro é fundamental. Como já disse o grande Peter Drucker: “A Cultura come a estratégia no café da manhã!”

Como você usa estas 6 habilidades?

Fonte: The smartest people have mastered these 6 core skills | Michael Watkins for Big Think+; “The 6 Disciplines of Strategic Thinking” – Michael Watkins.

 

#ismarbecker #oportunidades #carreira #motivaççao #desafios #Estratégia

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest