Toda mudança é difícil no começo, confusa no meio e linda no final.

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Empresto esta frase do Robin Sharma no livro O Clube das 5 da manhã, para mostrar como deixei de ser invisível para conversar com milhares de pessoas no LinkedIn. Quer saber como e por quê?

CRISE DE FINAL DE CARREIRA

Depois de cinco anos na Alemanha, um na presidência da ACISBS – Associação Empresarial de São Bento do Sul, uma derrota na campanha para prefeito (graças a Deus!), levantei um dia sem saber o que fazer, me perguntando: E agora Ismar?

Meu filho mais velho sugeriu usar minha inteligência cristalizada (mais visão, menos reação) para atuar como conselheiro de empresas. Alertou, contudo, que para isto teria que construir uma marca, logo eu, que sempre vendi a marca dos outros.

COMO CRIAR UMA MARCA?

Eu tinha um currículo bom, com vivência internacional, era um lifelong learning, com bons hard e soft skills, mas isto não era suficiente para atuar no mercado de conselheiros. Faltava um terceiro eixo (skill): ser percebido.

Construí esse terceiro eixo, após uma mentoria com o Ricardo Dalbosco, que foi a parte difícil da mudança (ele levanta o sarrafo). A parte confusa foi ter planejamento e disciplina para publicar um texto por dia. A parte linda é poder escrever sobre esta jornada para assinar embaixo do que ele escreveu no livro Do Invisível ao Inesquecível. Sim, isso é possível.

POR QUE CRIAR UMA MARCA?

Minha intenção era criar uma marca para vender minha experiência para atuar como conselheiro. O trabalho era um meio. Depois de umas centenas de textos publicados, com bons resultados como conselheiro, o meio passou a ser fim. A obrigação de pesquisar para escrever passou a ser um exercício para manter a mente ativa. Melhor ainda, combinei com exercícios físicos, escutando podcast, enquanto corro na esteira.

O QUE GANHO COM ISSO?

Estou em um conselho, sendo avaliado para mais dois. Recusei um convite porque não vi o que poderia agregar, mas isso é o menos importante. Na página 109 do livro do Dalbosco, encontrei a resposta na Pirâmide da Marca Pessoal, que evolui conquistando os seguintes reconhecimentos:

  1. Visibilidade.
  2. Respeito.
  3. Admiração.
  4.  Reputação.
  5.  Autoridade Moral.

Obrigado, mestre Ricardo Dalbosco.

Você está disposto a enfrentar a dificuldade do início da mudança? Da confusão do meio? Para aproveitar a beleza do final?

Fonte: “Do Invisível ao Inesquecível – Como construir uma marca pessoal de sucesso, ser admirado pelo mercado e transformar a sua carreira “– Ricardo Dalbosco.

#ismarbecker #motivação #oportunidade #carreira #desafios #empreendedorismo

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest